Arte na Grécia Antiga
Máscara Mortuária ( 1): a máscara mortuária convinha para perpetuar a imagem do morto. Os materiais utilizados para sua confecção era cera ou gesso (em alguns casos a folha de ouro) e seu processo se sucedia diretamente no rosto do indivíduo.
1
ARTE GREGA
A Grécia é avaliada como o berço da cultura ocidental. Podemos considerar como herança, quesitos de linguagem, filosofia, arquitetura, educação, arte, ciências, política, etc. Conceitos de democracia e outros termos como monarquia, aristocracia e tirania são derivados dos gregos. Idealizadores dos Jogos Olímpicos, o atletismo era estimulado na Grécia como forma de preparo para a Guerra e como ideal de força física.
A antiga Grécia é reconhecida de 1.100 a.C. a 150 a.C. Os período gregos se dividem em Arcaico, Clássico e Helenístico.
ESCULTURAS
O período Arcaico é representado por esculturas que parecem ter relação com a estatuária egípcia. As esculturas gregas femininas são conhecidas como Korai (2) - enquanto que as figuras masculinas são chamadas Kouroi (3). Muitas esculturas eram pintadas, muito pouco restou das cores para a nossa apreciação.
2 3
No Classicismo a escultura se torna realista, como por exemplo Atena (4) (em ouro e marfim no Parthenon). A escultura foi destruída, restando apenas as reproduções em tamanho reduzido, que não dão maiores informações sobre o estilo do artista. Ex: a escultura Discóbolo(5).
4 5
No período Helenístico a escultura se torna mais naturalista e dramática: as esculturas são mais humanas, vivas e personalizadas. O ícone do Helenismo é a Vitória de Samotrácia (6). Outro exemplo de escultura helenística: Laocoonte e seus filhos.
6 7
Muito dos relevos – outra forte manifestação grega – agregados à arquitetura, estão fragmentados. A sua maioria contam histórias de divindades, monstros e gigantes. São cenas de procissões, batalhas, triunfos e conquistas envolvendo deuses, figuras humanas e animais, que mostram