Arte moderna
Introdução
Neste último trabalho de pesquisa decidi centrar-me num pintor que me interessasse particularmente, assim o meu objecto de estudo será Amadeo de Souza-Cardoso. A escolha deste pintor teve como base os trabalhos realizados em aula inspirados em obras suas e também o documentário visto numa das aulas. O que mais me intrigou sobre Amadeo foi a sua técnica e o seu estilo, este que é tão diferente dos outros e que, de certa forma, não me foi indiferente.
Para realizar o trabalho centrar-me-ei em várias obras: algumas delas pertencentes a uma série, relacionadas entre si e outras, de outra série, completamente opostas às iniciais, isto para que possa explorar, ainda que não totalmente, o que foi a vida e obra de Amadeo.
Por fim, planeio fazer um estetigrama que será o condutor do trabalho, a linha de pensamento que me acompanhou para demonstrar como este foi realizado.
Vida e Obra 1887-1904| Amadeo Ferreira de Souza-Cardoso nasceu no dia 14 de Novembro em Manhufe, na paróquia de Mancelos, concelho de Amarante. Filho do casal José Emídio de Sousa Cardoso, um reconhecido produtor vinícola, e Emília Cândida Ferreira Cardoso. Estuda no Liceu Nacional de Amarante e mais tarde em Coimbra.
1905| Ingressa no curso preparatório de desenho na Academia Real de Belas-Artes, em Lisboa, onde desenvolve a prática da caricatura no seu círculo de amizades.
1906| A 14 de Novembro (no dia em que celebra o seu 19º aniversário), parte para Paris, acompanhado por Francis Smith, outro jovem artista português. Instala-se no bairro de Montparnasse, famoso ponto de encontro de intelectuais e artistas. Durante a sua estadia frequenta os ateliês de pintura para preparar o exame de admissão à École des Beux-Arts, com a intenção de frequentar o curso de arquitetura.
1907| O início da sua atividade como pintor data provavelmente 1907, onde prossegue durante este ano uma atividade de caricaturista