ARTE IMPRESSIONISMO, ARTESANATO NO BRASIL E ARTE COM FORMAS GEOMETRICAS

1257 palavras 6 páginas
Arte com forma geometrica
No começo do século XX, novas formas de arte surgiram enquanto os artistas exploravam novas formas abstratas de expressão. Eles foram influenciados por eventos mundiais como guerras e industrialização, afastando-se da estética ornamentada da Era Vitoriana. Artistas passaram a usar elementos fundamentais como cores e formas geométricas simples, e o resultado foi um legado duradouro de obras de arte famosas.
As formas geométricas sempre foram usadas em obras de arte. É comum pintores utilizarem a geometria como meio auxiliar para construções, composições e encaixes nas obras de arte. Muitos pintores se utilizam da geometria para esboçar suas obras de arte, mas depois apagam as linhas geométricas, deixando ressaltar apenas o desenho desejado. Outros fazem prevalecer em suas obras as formas geométricas, como é o caso dos pintores cubistas, futuristas, surrealistas e da optical-art.
O Artesanato no Brasil
A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.
Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.C) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais.
No Brasil, o artesanato também surgiu neste período. Os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves.
O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitária, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. E também

Relacionados

  • O Olhar Distanciado Claude Levi Strauss
    129706 palavras | 519 páginas