Arte Egípcia
Carina Quint
Professora Tutora Regina Küster
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Artes Visuais- art0084 – Prática do Módulo III
15/06/13
RESUMO
Neste trabalho, buscou-se mostrar parte da cultura e da arte egípcia, através de pesquisas e de uma visita ao museu egípcio da ordem Rosa Cruz em Curitiba- Paraná, aonde o grupo pode se aprofundar no tema, vivenciar um pouco dessa cultura e fazer anotações que serviram para a socialização em sala de aula. O objetivo foi tentar trazer novidades sobre essa civilização e suas crenças, sobre a cultura e estilo artístico desse povo, aonde se destacava a pintura, a escultura e a arquitetura.
Foram elaboradas pesquisas individuais sobre o tema para que fosse possível esclarecer duvidas, e ter uma base de conhecimento ao realizar a visita ao museu.
O grupo se organizou, e após serem feitas as pesquisas, foi feita a visita ao museu egípcio, aonde pode contar com a ajuda de funcionários para o esclarecimento de duvidas e uma breve aula sobre as artes e costumes do povo.
Em seguida, foi feita a socialização, aonde o grupo planejou uma aula sobre o Egito, explicando sobre as crenças, sobre as artes, sobre a história e levando pequenas esculturas feitas em argila e até mesmo um exemplo de como era produzido o papiro. Palavras-chave: Egito antigo. Artes Egípcias. Vida após a morte.
1 INTRODUÇÃO
A arte egípcia refere-se às artes desenvolvidas e aplicas pela civilização do antigo Egito, que se localiza no vale do rio Nilo, no norte da África. O Nilo ganhou grande significado para os egípcios por servir como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e