ARTE EGÍPCIA
1. LOCALIZAÇÃO: O Egito situa-se no continente africano as margens do rio Nilo entre o mar Mediterrâneo e Vermelho; foi o primeiro estado unificado por três milênios consecutivos.
2. DIVISÃO POLÍTICA:
Período Pré-dinástico (4000 a 3200 AC)
Período Dinástico (3200 a 525 AC)
Antigo Império (3200 a 2300 AC)
Médio Império (2300 a 1580 AC)
Novo Império ( 1580 a 525 AC)
3. INTRODUÇÃO: Os egípcios valorizavam tanto a vida material quanto a espiritual, construíam monumentos para eternidade, principalmente os seus túmulos, pois buscavam assegurar a vida além túmulo, para que conseguissem viver com plenitude a vida material. Passavam a não ter medo do desconhecido (medo da morte). Eram exímios agricultores, construtores e artistas; também em sobre Medicina, Astronomia, Arquitetura, etc.
4. MUMIFICAÇÃO: Acreditavam que o KA era a força vital e ainda o espírito imortal do faraó.
5. CARACTERÍSTICAS DE SUA ARTE:
Estava a serviço dos faraós;
Estática (pintura e escultura);
Religiosa;
Documental das atividades do cotidiano;
Os bens terrenos eram depositados no interior dos túmulos para que o morto utilizasse no outro mundo;
A estatuária era morada provisória do faraó, quando seu corpo mumificado entrasse em decomposição, não apresentava saliências para evitar danos e o material era extremamente duro (granito, diorito e calcário).
Na pintura as figuras humanas eram posicionadas frontalmente, porém com a cabeça de perfil, os tamanhos correspondiam à posição social.
6. REGISTROS ARTÍSTICOS:
Túmulo Pré-dinástico de Hierakonpolis: Fragmentos de pintura mural com figuras de homens, barcos e animais, que parecem se transformar em hieróglifos.
A Paleta do Rei Narmer: Em Ardósia, é obra de arte mais antiga conhecida, pos está identificada pelo nome e apresenta traços artísticos, há o sentido de ordem e vários planos. Os elementos principais são: o rei, os escravos, o falcão e os papiros.
Terceira Dinastia: Reconhece-se o