Arrependimento e perdão
O perdão de Deus é maior que qualquer pecado, mas infelizmente não poupa o pecador das conseqüências de seus atos.
A primeira coisa a observarmos é se em nosso coração existe o arrependimento sincero do pecado que cometemos. Muitas pessoas pedem perdão apenas da boca para fora, esquecendo-se que Deus vê o coração. A Bíblia nos orienta a confessarmos o nosso erro a Deus: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.9).
Perdoar é eliminar a ira ou o ressentimento contra quem pecou. Portanto, o perdão não lida com as conseqüências do pecado, mas sim com o pecador.
Deus é capaz de esquecer nossos pecados, porém, nós seres humanos, não somos capazes de esquecer nossos próprios erros, por mais que tenhamos sido perdoados. E mais ainda, não somos capazes de esquecer os erros dos outros, mas somos capazes de perdoá-los por isso. O perdão de Deus é diferente do perdão humano.
Se perdoarmos alguém sem essa pessoa ter se arrependido, encorajamos ela a continuar fazendo o que é errado sem se arrepender, sendo perdoado “ da boca pra fora”. O perdão não é desculpa pro pecado. Algumas pessoas ignoram os pecados cometidos por elas, por que tem medo de enfrentá-los.
Jesus nos ensina: “ Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe" (Lucas 17:3-4)