arremesso no handebol e chute no futebol cinesiologia e bio mec nica
1415 palavras
6 páginas
Arremesso no handebol e Chute no futebol, cinesiologia e biomecânica. CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA
Elabore um texto seguindo as orientações a seguir:
1) Selecione duas modalidades esportivas.
Resposta: Handebol e Futebol. 2) Selecione um gesto desportivo para cada modalidade (exemplo: chute no futebol, arremesso no basquete etc.).
Resposta: Handebol: Gesto desportivo arremesso; Futebol: Gesto desportivo chute; 3) Descreva cada gesto desportivo selecionado, considerando: articulações envolvidas, planos e eixos dos movimentos executados, músculos envolvidos com os movimentos e risco de lesões em cada movimento.
Resposta:
Arremesso no Handebol: A biomecânica do arremesso no handebol caracteriza-se por ser um movimento balístico do membro superior, no qual um objeto externo é propelido para fora do centro de massa do corpo. Estudos mostram que o arremesso envolve uma ação sequencial de seguimentos corporais, progride de ações amplas de seguimentos proximais para ações mais rápidas e relativamente menores dos seguimentos mais distais. As sequencias de ações de arremessos são, principalmente: rotação de tronco, rotação interna e/ou flexão horizontal do ombro, extensão do cotovelo e flexão de punho.
Articulações e músculos envolvidos:
Planos e eixos, Plano sagital (flexão e extensão), Plano frontal (abdução e adução), Plano Transverso (flexão e extensão horizontal), (rotação lateral e rotação medial).
Articulação do ombro, gleno-umeral, situa o membro superior no espaço e posiciona a mão no lugar desejado para execução de movimentos, além de atuar sinergicamente com o tronco na transmissão de energia cinética. Consideramos no ombro os estabilizadores estáticos ( ossos ) e os estabilizadores dinâmicos ( músculos e ligamentos ). Os ossos presentes na articulação do ombro são o úmero e a escápula, com importante interação de movimentos entre a articulação escápulo- torácica e a gleno- umeral.
Os ligamentos mais importantes do ombro são, o gleno- umeral inferior, o