Arranjo físico
L
A UU AL A
3
Leiaute ou arranjo físico
Q
ualquer posto de trabalho, inclusive o nosso, está ligado aos demais postos de trabalho, num local qualquer de uma empresa. Esse local pode ser uma área grande ou pequena.
Em geral, essa área é coberta e abriga certos tipos de trabalho que estão ligados entre si por apresentarem serviços semelhantes ou completarem o produto fabricado. São denominados setor, departamento ou planta.
Nos locais destinados à fabricação, existem homens, máquinas, equipamentos, matérias-primas etc. localizados em determinados pontos que permitem que várias atividades sejam realizadas.
Pensando novamente em produtividade, verifica-se, muitas vezes, um excesso de locomoção de pessoas e movimentação de matérias-primas; produtos semi-acabados e produtos acabados, causando transtornos diversos e aumentando os riscos de quebra e acidentes, além de custos e de tempo de produção. A idéia básica da simplificação do trabalho é a de eliminar tudo aquilo que não agrega valor ao produto, ou seja, tudo aquilo que não melhora ou não transforma o produto e que aumenta custos. O transporte pode ser o tipo de atividade que não tem valor para nada e, nesse caso, é necessária a sua eliminação ou redução.
A melhor forma de reduzir o transporte entre dois postos de trabalho é a de aproximar os dois postos, o máximo possível. Essa distância mínima entre os dois postos segue uma norma de segurança do Ministério do Trabalho chamada
N.R. - normas regulamentadoras.
A NR 12 dessa norma diz, resumidamente:
Quando uma máquina possuir partes móveis, isto é, algumas movimenta partes que se moviment a m horizontalmente, como, por exemplo, uma fresadora, a distância entre essa máquina e qualquer outro posto de trabalho deve estar contida numa faixa variável entre 0,70 m e 1,30 m.
3
A U L A
3
faixa variável entre
0,70 e 1,30 m
«
Se, no entanto, a máquina não possuir partes móveis, essa distância mínima entre ela e