arranjo fisico
Conceito do agente: radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma velocidade. Elas contem energia, carga elétrica e magnética e podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem.
As radiações ionizantes presentes nos ambientes de trabalho são os raios X, os raios GAMA, e as partículas alpha e beta, emitidas por equipamentos de radiologia ou por materiais radioativos, e são amplamente utilizados em grande variedade de atividade, principalmente em radio – diagnostico medico e odontológico e controle de qualidade e controle de fluxo e estoques de material, nos setores metalúrgico e siderúrgico.
Riscos quanto a exposição a essa radiação: a exposição a essas radiações, principalmente as mais penetrantes (raios X e gama) causa doenças graves como o câncer, além de possibilidades de alterações genéticas, ou seja, que podem aparecer nos descendentes do individuo, além de ocasionar doenças como anemia, vômitos, perda de apetite, fraqueza intensa e sangramentos, podendo, ainda, ocasionar a morte poucos dias após a exposição.
Modos de prevenção: Como se proteger da radiação?
A forma mais eficaz de proteção ainda é a distância da fonte emissora de radiação. Por exemplo, um equipamento de raios-X portátil, operando em UTI, considerando-se uma distância de 2,5 m do aparelho ou do paciente, equivale a um biombo de chumbo, e, portanto não é plausível que as equipes de enfermagem entrem em pânico ou corram quando são executados estes procedimentos no leito do paciente. Outra forma importante é a blindagem, seja através de aventais de chumbo ou de biombos. Fisicamente, a proteção radiológica dos trabalhadores é em função da radiação espalhada no paciente, e, portanto, a forma adequada de proteção é a utilização de colimadores para a limitação do feixe de Raios-X. Em exames de UTI neonatal, sugere-se que os recém-nascidos que precisam ser submetidos a exames radiológicos utilizem a