Arranjo fisico
INTRODUÇÃO
1) - Definição
Arranjo físico ou layout é a disposição física de máquinas, equipamentos, homens e materiais em uma instalação industrial, de tal modo que se obtenha maior rendimento e eficiência do processo produtivo. Para isso exige-se um mínimo de transporte interno, estoques intermediários reduzidos, fluxo de materiais constante e harmônico, condições ambientais e de segurança para o operador, produto e equipamento, além de ordem, limpeza e arrumação.
2) - Objetivos
Um layout industrial deve integrar todos os elementos envolvidos no processo produtivo da forma mais conveniente possível. Para reduzir custos operacionais é preciso minimizar deslocamentos e o lead time do processo. O aproveitamento de forma racional dos recursos físicos disponíveis, a busca pela segurança ao operador, produto e equipamento, maior flexibilidade no processo produtivo e facilidade no controle da produção, são também objetivos inerentes ao layout industrial.
3) - Necessidade do estudo do arranjo físico
A necessidade do estudo do arranjo físico aparece sempre diante das circunstâncias relacionadas com redução dos custos de produção, mudanças nas dimensões e tendências do mercado, aí incluindo sua localização e distribuição geográfica. A alteração na estimativa do valor dos produtos e novas descobertas envolvendo materiais e processos são também circunstâncias propícias para o estudo de um novo layout. O ambiente de trabalho inadequado, a obsolescência progressiva das instalações existentes assim como a realocação das fábricas em novos distritos industriais recomendam também um estudo nesta direção.
4) - Mudança do projeto do produto
Toda fabrica é essencialmente dinâmica e também o projeto do produto sofre alterações por novas exigências do consumidor aperfeiçoamento do produto, descoberta e novos e melhores, novos modelos etc.
Dessa forma, uma disposição de máquinas perfeitamente