Arquivo nas nuvens
É um repositório web que faz a guarda de documentos eletrônicos para o usuário. Onde, o usuário autenticado e autorizado pode enviar documentos e depois obtê-los novamente.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma.
O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
Todo usuário, possui uma identificação, localização e login de acesso único. Para fazer e parte desta nuvem repositório de arquivos, o usuário deve ser cadastrado no Servidor Central (SC). Todo arquivo possui uma representação abstrata (metadados) e uma representação concreta (metadados de fato), que serve para endereçar a informação. O SC mantém a lista de dados para localizar o arquivo.
Os metadados de arquivo possuem os seguintes atributos: Id do registro Nome do arquivo Id do usuário proprietário
Tamanho do arquivo em bytes Data de criação Data de envio Local de armazenamento (o número do SRD que contém o arquivo de concreto)
Para utilizar o serviço, o usuário deve sempre: fazer login para acessar a sua área de dados através de login e senha e então interagir com o sistema de arquivos disponibilizado pela aplicação.
O usuário enxerga a informação como um repositório único, porém o SC divide a informação nos seus SRDs; cada