Arquitetura e Urbanismo
DIEGO GIANINI MELIN – R.A. N° B87129-6
FÁBIO HENRIQUE GIBERTONI - R.A. Nº T173GE4
GUILHERME HENRIQUE SOARES PEREIRA – R.A. N° B68BFA-9
HEITOR TORRES ANTUNES – R.A. N° B83HJA-8
ORLANDO CÉSAR JÚLIO GIANAZI – R.A. N° B96821-4
PROJETO ARQUITETÔNICO DE HABITAÇÃO DE ALTA DENSIDADE
COMPLEXO BARBICAN
ARARAQUARA –SP
2014
DIEGO GIANINI MELIN
FÁBIO HENRIQUE GIBERTONI
GUILHERME HENRIQUE SOARES PEREIRA
HEITOR TORRES ANTUNES
ORLANDO CÉSAR JÚLIO GIANAZI
PROJETO ARQUITETÔNICO DE HABITAÇÃO DE ALTA DENSIDADE
COMPLEXO BARBICAN
Trabalho de Atividade do Curso de Arquitetura Orientador : Prof. Rodrigo Peronti Santiago
ARARAQUARA –SP
2014
Introdução
“O esforço concentra-se em constituir um raciocínio crítico do processo projetual estabelecendo distinções conceituais sobre as estratégias de habitação coletiva e sua relação com a trajetória do desenvolvimento das cidades através de uma visão ampla do elemento urbano que por essência é o mais coletivo de todos. Interessa enfatizar nestas condições o constante confronto entre habitação e espaço habitável, o qual tem transformado a paisagem, a sociedade, a cultura e o desenho das cidades.” (FIGUEIREDO, Mario. “Habitação Coletiva e a evolução da quadra” artigo no portal arquitexto 06, texto especial 357, acessado em 22/08/2014)
A grande densidade populacional nos centros urbanos surgem na era da revolução industrial (séc. XVIII e XIX), onde muitos migraram da zona rural para as zonas urbanas, para trabalhar nos grandes centros industriais. Com essa migração as cidades não tinham suporte para o aumento populacional repentino.
Na Inglaterra a urbanização territorial teve uma nova distribuição, com crescimento sobre a velha forma urbana, faltando