Arquitetura SOA
Um dos principais elementos do SOA são os serviços. Um serviço nada mais é do que uma funcionalidade específica de negócio como, por exemplo, criar um cliente. Os serviços são trocados entre fornecedores e consumidores. Um fornecedor é um sistema que implementa um serviço, de forma que outros sistemas podem requisitá-lo. Já um consumidor é um sistema que chama um serviço.
Os serviços são conectados a outros serviços usando um método de trocas de mensagens baseado em documentos XML. O consumidor de serviço pode enviar uma mensagem de requisição para o fornecedor do serviço e aguardar que o fornecedor envie uma mensagem de resposta.
Os serviços devem ser reutilizáveis, ou seja, devem ser serviços autônomos, sem estado, passíveis de descoberta e que podem ser parte de uma aplicação ou serviço composto.
Considerando que os softwares dos estabelecimentos de saúde serão WEB, a arquitetura SOA será usada mediante web services, no qual são serviços para web que possibilitam o envio e recebimento no formato XML. Outra tecnologia que será usada em consoante ao SOA será o WSDL (Web Services Description Language) , que nada mais é do que um um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos são disponíveis.
Também é necessário uma tecnologia que permite a comunicação entre os sistemas, no caso, será usado o SOAP, um protocolo padronizado para troca de informações