Arquitetura "invisível"
Falar em Arquitetura é falar fundamentalmente em espaço. A maioria das pessoas acredita que arquitetura é apenas o edifício, a construção em si, mas a arquitetura vai além, pois envolve os espaços criados pela construção, os espaços interiores, os exteriores e os subjetivos. Espaço é o principal meio de expressão e de trabalho da arquitetura.
Considerado um dos mais importantes teóricos da arquitetura, Bruno Zevi estruturou sua crítica sobre o que chamou “a ignorância da arquitetura”, ou seja, o desinteresse do grande público pelo assunto devido, em grande parte, ao desconhecimento da história e à inexistência de uma cultura arquitetônica, a falta mesmo de uma educação espacial. Segundo ele, para se compreender a essência da arquitetura – o Espaço - é imprescindível ‘saber ver a arquitetura’, não só nos edifícios, mas também na própria cidade.
Diferentemente da experiência que temos com livros, músicas, cinema ou teatro, que podemos fechar, abandonar ou não comparecer, não se pode deixar de ver arquitetura, não se pode fechar os olhos à cidade.
Com o intuito de explicitar um pouco mais o que definimos como Arquitetura, apresentamos a seguir extratos desta obra de Bruno Zevi e também de um texto de Lúcio Costa, expoente da arquitetura brasileira, responsável, entre tantos projetos, pela criação de