Arquitetura hospitalar
Consultórios médicos
O tamanho das Salas De Espera é determinado pelo número de pacientes e frequência dos setores de tratamento, dependendo da especialidade do consultório médico. Próximo à entrada deve ter também no setor de espera, balcão de recepção e os WC’s. A recepção deve apresentar um mínimo de 6,00m2. Nela deve-se ter visibilidade da entrada, da sala de espera e da saída. Deve também ter ligações de curto acesso com a secretaria, arquivo e setores médicos. A sala de consultas deverá ter no mínimo 6,00m2. Protegida visualmente e isolada acusticamente. Como equipamento deve conter uma mesa, no mín. duas cadeiras e, eventualmente, uma pia. Sala de Exames tem seu tamanho oscilando entre a necessidade do paciente a ser examinado deitado ou sentado. Os equipamentos nela existente são: cadeira ou cama para o paciente, banquinho giratório, mesa de instrumentos, devendo-se prever espaço suficiente para a movimentação livre do médico, assim como do paciente.
(Anexos 01). Pg.523
Construções Para Deficientes Físicos
Projetos que adequem meios de ajuda e espaços necessários de movimentação. A cadeira de rodas é o meio padrão de medida para se basear as medidas das aberturas das portas e corredores. O acesso ao edifício deve prever uma largura de 1,20m – 2,00m. Na medida do possível, através de caminhos curtos, rampas em linha reta, com declive máximo de 6%, e com no máximo 6m de comprimento. A largura das rampas, entre corrimãos, será de 1,20m (1,64); corredores com no mínimo 1,30 de largura, sendo preferíveis 2,00m. Largura do vão livre das portas: ≥90 cm.
(Anexos 02). Pg.525
Projeto Arquitetônico
Para quartos de pacientes é favorável à situação Sul e Sudeste: sol da manhã, pouca concentração de calor assim como necessidades de brises, temperaturas amenas no período da tarde. Nos locais com períodos de permanência dos pacientes em média baixos, a posição