Arquitetura geral da computação
A GUERRA DOS NAVEGADORES: MICROSOFT X NETSCAPE
Trabalho produzido para a disciplina Redação e Inglês Técnica para o professor Mateus Mariot.
CRICIÚMA, 2012.
1. Relatorio
Guerra dos navegadores Web, é o nome dado a um período entre 1995 a 1999, na história da Internet no qual a empresa Netscape, produtora do software navegador de mesmo nome, perde a sua liderança absoluta no mercado de softwares dessa categoria para a empresa Microsoft, produtora do software de mesma função chamado Internet Explorer. Neste período a Microsoft foi processada pela Netscape alegando que a sua concorrente estaria utilizando táticas monopolistas para ganhar o mercado de browsers já que a mesma, segundo a Netscape, se aproveitou de sua liderança no mercado de sistemas operacionais e adicionou juntamente ao Windows o Internet Explorer. Dessa forma os usuários, pela praticidade, iriam automaticamente utilizar este ao invés de fazer o download do Netscape Navigator/Comunicator.
Tudo começou em uma rede de pesquisas antigamente com poucas páginas na web, sendo elas arrogantes com várias linhas e linhas e textos. O principio da internet era focado diretamente nós ciêntistas e academicos, sendo preciso ser exatamente um “geek” da época.
Mark Prince teve uma idéia doida, a criação de uma rede que ia fazer parte de toda nossa vida, tornando tudo util para todos usarem, mudando o mundo praticamente para uma nova era “tecnologica”. Prince era o mais animado, junto a seu grupo estudavam para deixar a web mais facil para utilização de cada usuario, tornando o “mosaic” considerado o primeiro navegador grafico para download grátis, espalhando de 12 mil para 1 milhão de downlods em um periodo,