Arquitetura de computadores
Ligações externas- A forma como ligamos os periféricos ao nosso computador é realizado pelas ligações externas da motherboard- muitas vezes apelidadas de portas.
PS/2- Estas portas servem para ligar os teclados e ratos com interface PS/2. Encontram-se em fase de substituição pelas portas USB. Normalmente são apresentadas com cores distintas- verde e lilás.
Série- A maior parte das motherboard já não possui esta interface, porém continua a ser utilizada sobretudo para a configuração de equipamento de rede.
Paralela- A maior parte das motherboard já não possui esta interface. Antigamente, era a interface mais comum de ligação a uma impressora.
USB- Universal Serial Bus- As portas USB são as interfaces mais multifacetadas de todas as existentes. Permitem interligar equipamentos de todos os géneros ao computador, para além de o fazerem a grandes velocidades. As fichas USB podem apresentar vários formatos.
S/PDIF-Sony Philips Digital Interface (áudio digital) - É uma interface de áudio digital através de cabos elétricos ou óticos, para interligar o computador com equipamentos (colunas, amplificadores, mesas de mistura) também eles digitais.
Áudio analógico- As ligações áudio normalmente possuem cores para permitir distinguir facilmente quais as saídas/entradas a que correspondem.
Rede- A porta de rede, atualmente está presente em todas as motherboards.
FireWire- Tem várias características em comum com a USB. Apesar de ser mais rápida que algumas versões da USB foi sempre uma segunda escolha para os fabricantes. É utilizada para ligar discos amovíveis, câmaras digitais, etc.
20/02/2014
Microprocessadores- É o componente mais importante do computador. O desempenho de um computador é asseado na sua capacidade de processamento.
Existem vários modelos de microprocessadores com diferentes tipos de encaixe ao qual se dá o nome de Socket. Atualmente, existem dois fabricantes de microprocessadores: Intel e AMD.
Características mais importantes: