arquitetura contemporanea
Atualmente nós contamos com tecnologias anteriormente jamais pensada, avançados programas de computação gráfica, simuladores que prevêem comportamento da edificação em qualquer momento do ano, a arquitetura contemporânea deve estar conciliada com isto, fazendo uso de todas estas ferramentas, “A indústria da Construção Civil busca de maneira constante e insistente, materiais alternativos ecologicamente corretos, que venham atender as condições de redução de custos, agilidade de execução e durabilidade.” A produção contemporânea de qualidade deve observar todos estes itens e fazer valer a preocupação com o meio ambiente, a nossa única casa, a casa de todos, o mundo. É de nossa responsabilidade sua conservação e manutenção, temos na arquitetura, neste momento, um papel fundamental, para ajudamos na reversão dos fatores que tanto preocupam nossa sociedade.
Jobin Carlevaro———————————-Por Neimar Neckel
“A premissa básica é que o edifício da sede do CREA-PR seja um marco arquitetônico quanto às questões ambientais, de acessibilidade e também como construção de excelência tecnológica.” (itens do edital). “É com base nesta premissa que o projeto arquitetônico foi desenvolvido. As questões ambientais de sustentabilidade foram incorporadas ao projeto desde o lançamento do partido, na implantação. A orientação solar bem definida e a morfologia do terreno geraram uma proposta longitudinal, aberta para as fachadas norte e sul e fechada para o leste e oeste” (JobinCarlevaro). Afirmam que foram analisadas todas as condições climáticas da cidade de Curitiba, relacionadas ao terreno e seu entorno para gerar uma solução com amplo desempenho energético e de conforto.
A preocupação com o meio a ser inserido a edificação, principalmente ao quesito respeito ao meio ambiente deve ser fundamental, estes fatores julgo fundamental na arquitetura contemporânea. “A criação de um átrio voltado para a fachada norte atende a estas exigências e gera uma integração