Arquiteto
Faculdade de Arquitetura Mackenzie
Reforma e ampliação da Universidade Livre de
Música
Nova Luz – São Paulo
Daniel Luiz de Barros Krempel danielkrempel@hotmail.com Fundamentação:
A área do projeto proposto localiza-se no centro de São Paulo, na
Rua Mauá, ao lado da Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes. Tratase da ampliação da Universidade Livre de Música, promovendo a melhoria do ensino desta arte e fomentando a área degradada em que se situa. O projeto visa melhorar a qualidade do bairro com propostas urbanísticas para toda a região.
Crítica:
Após pesquisas sobre o tema proposto, chegou-se a conclusão que a área necessita não apenas de intervenções pontuais, mas de um plano urbanístico de revitalização. Assim, além da proposta de ampliação da ULM, o projeto contempla um tratamento urbano, requalificando a área onde hoje predomina a criminalidade e o consumo de drogas. Com a abertura de quadras, criação de áreas verdes e espaços de permanência, busca-se atrair maior fluxo de freqüentadores. Propõe-se também a mudança de uso de diversas edificações, revitalização de outras, e cria-se galerias de comércio no nível térreo. Dentro do plano de massa do projeto, consta a implantação de uma passarela, que dá acesso direto ao Parque da
Luz. O ponto importante na arquitetura é a contraposição das edificações tombadas e do edifício novo, que possui linhas mais modernas, demarcando a área expandida do programa, e valorizando o existente. O edifício foi tratado de forma a trazer o conforto acústico entre os diferentes ambientes e os usuários.
Trabalho realizado na disciplina de Atividade III do 10º semestre do curso de
Arquitetura e Urbanismo – ministrado pelos professores: Ivana Bedendo, Mônica
Machado Stuermer. Pérola Felipette Brocaneli e Jacob.
Proposta urbanística
Estudo de implantação do projeto