Arquiteto
Intervenção no quarteirão do Centro Universitário Izabela Hendrix
1/4
Analise do quarteirão Registro fotogra co: v
Com á análise encontramos 8 acessos para o Centro Universitário, sendo estes: 5 privados, 1 semi-privado e 2 públicos. Em todo o quarteirão encontramos 1 ponto de ónibus. E apesar da vizinhança ser de classe média e classe média alta possuindo algum conforto na própria residência, acreditamos que com o tempo estes passariam a frequentar mais o espaço, juntando-se aos alunos da faculdade e outros que frequentam as área proximas.
Para planejar a intervenção, precisa-se então formular novas hipóteses para o aumento dos acessos públicos ao Centro Universitário . Estudo das vias principais e possiveis acessos:
Das ruas do quarteirão analisados, a rua da Bahia e a rua Espirito Santo são as que apresentam maior número de carros transitando, menos possibilidade de estacionamento e possuem duas entradas principais que se mostram incapazes de suprir uma possivel entrada para uma área publica dentro do quarteirão. Então a possivel solução é utilizar as outras duas ruas perpendiculares, a rua Tomas Gonzaga e a rua Alvarenga Peixoto que são ulitilizadas na maior parte como área de passagem para as pessoas e como estacionamento para os carros. Essas duas ruas são as idéiais para serem os acessos públicos.
A intervenção:
Levando em conta todos os aspetos da análise feito no quarteirão, chegamos à conclusão que, de modo a intervir no Centro Universitário com os conceitos escolhidos: vegetação, circulação e lazer, aumentando o acesso do público sem prejudicar no funcionamento normal da Instituição e mantendo a segurança dos alunos e não-alunos. Deve haver uma abertura parcial da Instituição ao público que se dará por dois acessos já estudados préviamente. A construção de duplo