Arquibancadas
Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas fazendo parte do calendário de eventos do Brasil para os próximos anos, muito se tem falado da infraestrutura que o país vai precisar para suportar tais eventos esportivos. Foi pensando nisso, que o Portal Met@lica apresenta para você este conteúdo técnico sobre a construção e montagem de arquibancadas. Confira!
Entendendo a arquibancada
Arquibancadas são tipos de estruturas concebidas para prover assentos em degraus e estão disponíveis em vários tamanhos e configurações. O tipo e número de componentes de uma arquibancada vão depender da atividade, espaço requerido, número de espectadores e recursos financeiros disponíveis.
Classificação das arquibancadas: * permanentes ou estacionárias: tipicamente grandes, são unidades que permanecerão na mesma localidade durante a vida da instalação, por isso são normalmente ancoradas ao solo; * portáteis ou móveis: são unidades menores e construídas com materiais leves. Devem possuir deslizadores ou sistema de rodas que as tornam fáceis de serem deslocadas para qualquer lado. * telescópicas ou retráteis: são tipicamente encontradas em ginásios onde os espaços são reduzidos. Essas arquibancadas podem estar tanto embutidas quanto abertas para acomodar espectadores. Quando fechadas, esse tipo de sistema toma relativamente pouco espaço e podem funcionar como eventuais divisores de espaços. * Temporárias: são tipicamente armazenadas em módulos ou seções e montadas juntas para utilização durante eventos especiais (torneios de golfe, paradas ou desfiles, circos, inaugurações). Após o evento, as arquibancadas são então desmontadas e armazenadas até quando se tornarem novamente necessárias.
No geral, as arquibancadas são compostas por: apoio para os pés, assentos, degraus e guarda-corpos, mais conhecidos como corrimões. Usados por razões de segurança, os corrimões proporcionam mais estabilidade ao entrar e sair das arquibancadas. Devem ser