Aromatização e Hibridização
Curso: QIAF - Química Inorgância Aplicada para a Farmácia
Questão 1
Hibridização - Existem vários conceitos em torno deste foco, mas de uma forma generalista podemos defini-lo como a capacidade dos átomos em remanejar os seus orbitais da camada de valência com energias semelhantes. Este remanejamento ocorre para se obter estados de menor energia no momento de formar ligações químicas.
Aromaticidade - Não existe uma definição geral, precisa e amplamente aceita para o conceito de aromaticidade, uma vez que o mesmo não é uma observação física. No entanto, este pode ser amplamente caracterizado por diferentes critérios teóricos, usualmente divididos em três categorias: geométricos, magnéticos e energéticos. Então, são compostos planares, cíclicos e possuem um sistema de elétrons π deslocalizados com o aumento da estabilidade termodinâmica em comparação com os análogos não cíclicos, equalização dos comprimentos de ligação, propriedades magnéticas associadas com a indução de corrente cíclica de elétrons π, quando a molécula é exposta a campo magnético externo possui a tendência de manter a estrutura π e com isso realizar preferencialmente reações de substituição.
Questão 2
Resenha do texto - " O Conceito de Hibridização "
Tal texto, tem como objetivo esclarecer a visão do leitor, conforme a conceituação incompleta apresentada por livros acadêmicos ,em que se baseiam em um modelo atômico estático. Ao ler este texto, verifiquei em minhas percepções equívocos , ocasionandas pela minha viabilidade em me conceituar através de livros acadêmicos . Este texto de uma forma geral, despertou em mim , grande curiosidade a procurar e perceber em minhas próprias conceituações equivocos , ocasionados pela falta ou omissão de informações pelos livros à mim viabilizados.
No decorrer do texto , pude perceber que a conceituação da hibridização é apresentada diversas vezes , por diferentes químicos, em que ambos