Armas da Primeira Guerra Mundial - Gases Toxicos
Característica de FuncionamentoMonóxido de carbono (CO)
É o gás tóxico mais abundante, incolor e inodoro. Os limites de exposição legais são em geral entre 30 e 50 ppm, mas mesmo níveis mais baixos causam efeitos de sonolência.Tendo uma densidade semelhante ao ar, é prontamente inalado e os monitoramentos contínuos devem ser afixados na altura média dos narizes. Qualquer processo onde haja combustão incompleta de carbono levaà formação de monóxido de carbono, como por exemplo motores a diesel, boilers a carvão, gás e óleo e até mesmo fumar cigarro. Sua presença em minas se dá devido à lenta combustão do carvão.
GásSulfídrico (H2S)
O sulfito de hidrogênio, ou gás sulfídrico, é conhecido pelo cheiro de ovo podre que pode ser sentido a concentrações de até 0,1 ppm. O limite máximo de exposição com segurança é 10 ppm,mas concentrações altas não podem ser percebidas pelo cheiro e podem levar à paralisia instantânea. Esse gás possui quase a mesma densidade que o ar, por isso os detectores precisam ser montados naaltura da cabeça ou próximo a pontos de potencial vazamento. Essa substância é produzida durante o decaimento de matéria orgânica, é extraído junto com o petróleo (quando se diz que o petróleo é azedo)e é frequentemente encontrado no subsolo durante a escavação de túneis e de tratamento de efluentes. É um constituinte do biogás.
Dióxido de enxofre (SO2)
É um gás incolor com cheiro característico.É formado na queima do enxofre e de materiais contendo enxofre como óleo e carvão e é altamente acerbo, formando ácido sulfuroso na água. Juntamente com os óxidos de nitrogênio é uma causa da...