Aristoteles
Ao ingressar na academia Platônica que viria a frequentar durante cerca de vinte anos, Aristóteles já trazia como herança de seu antepassado ,acentuado interesse pela pesquisa biológicas .Ao matematismo que dominava na academia ,ele irá contrapor o espirito de observação e a índole classificatória ,típicos da investigação naturalista ,e que constituirão traços fundamentais de seu pensamento.
Aristoteles viaja para cidade de Atenas com 17 anos ,como muitos outros jovens vem atraído pela intensa vida cultural da cidade ,naquela época duas grandes instituição educacional disputava em Atenas a preferencia dos jovens de uma lado ,Isócrates seguindo a trilha dos sofistas, propunha-se a desenvolver no educando a aretê politica ou seja a ‘’virtude’’ ou capacitação para lidar com os assuntos relativos á pólis.
Platão ensinava que a base para a ação politica como alias para qualquer ação deveria ser a investigação cientifica de índole matemática.
Diante dos dois caminha o de Isócrate e o de Platão o Aristóteles não hesita e ingressa na academia platônica ,embora a advertência da inscrição de que ali não devesse entra quem não soubesse geometria. Mas em 367 a.c Platão não se encontrava em Atenas havia morrido Dionísio I ,tirano de Siracusa e Aristóteles ingressa ,assim numa academia na qual a figura principal era ,no momento ,Eudoxo de Cnido ,matemático e astrônomo que defendia uma ética baseada na nação de prazer .Somente cerca de uma ano depois é que Platão retorna ,fatigado por mais uma