Aristoteles
Estética, ética, metafísica, astronomia, biologia e filosofia foram alguns dos temas e dos campos de interesse deste pensador, no século IV a.C
Partindo como Platão do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, mas abandonando a solução do mestre, Aristóteles constrói um sistema inteiramente original. Os caracteres, desta grande síntese são:
1. °) observação fiel da natureza. Platão, idealista, rejeitara a experiência como fonte de conhecimento certo. Aristóteles, mais positivo, toma sempre o fato como ponto de partida de suas teorias, buscando na realidade um apoio solida às suas mais elevadas especulações metafísicas.
2.º) rigor no método. Depois de estudar as leis do pensamento, o processo dedutivo e intuitivo aplica-os, com rara habilidade, em todas as suas obras, substituindo à linguagem imaginosa e figurada de Platão, um estiola lapidar e conciso e criando uma terminologia filosófica de precisão admirável. Pode considerar-se como o autor da metodologia filosófica de precisão admirável. Pode considerar-se como o autor da metodologia e tecnologia científicas. Geralmente, no estudo de uma questão, Aristóteles procede por partes:
a) começa por definir-lhe o objeto;
b) passa a enumerar-lhes as soluções históricas;
c) propõe depois as dúvidas;
d) indica, em seguida, a própria solução;
e) refuta, por ultimo, as sentenças contrárias.
3.°) unidade do conjunto. Sua vasta obra filosófica constitui um verdadeiro sistema, uma verdadeira síntese. Todas as partes se compõem, se correspondem se confirmam.
Aristóteles: História da educação