aristoleles
“E assim, como a amizade depende mais do amar do que ser amado, e são os que amam os seus amigos que são louvados, o amar parece ser a virtude característica dos amigos, de modo que só aqueles que amam na medida justa são amigos duradouros, e só a amizade desses resiste ao tempo.”
Introdução
Nesse livro, trata-se da virtude amizade, sua importância e suas implicações. A amizade é importante para os pobres e para os ricos, para os mais jovens e para os mais velhos. Ela está presente também nos animais, além dos homens; está entre os Estados e seus legisladores.
Há quem ame mais a amizade do que a justiça, ambas são nobres e belas, quanto mais se tem, melhor.
O livro VIII não trata de problemas físicos, pois a sua investigação é examinar o caráter e o sentimento da amizade no homem. A amizade é útil e por isso é agradável, ela é em si mesma, um amor mútuo.
Ser amigo não é apenas desejar o bem para o outro, mas tão somente a reciprocidade em si, em desejar o melhor.
Existem três tipos de amizade: 1 – A que existe um amor mútuo e conhecido. 2 – A amizade em que as pessoas amam por causa da sua utilidade em virtude de algum bem que receber um do outro. 3 – A amizade perfeita é a dos homens que são bons e afins na virtude.
Os maus serão amigos na utilidade, os bons serão amigos por sua própria bondade...
Resumo
Segue-se a gora uma discussão sobre a virtude amizade, ela é necessária à vida, tanto para os riscos quanto para os pobres. Aos ricos porque eles querem fazer o bem com sua fortuna, os pobres porque eles precisam do outro. A amizade é vivenciada entre pais e filhos e nos animais, além dos homens. Ela parece manter unidos os Estados. Dir-se-ia que há os que preferem a amizade à justiça.
A amizade é uma virtude e sua realidade gera, para alguns, debates. Alguns a definem como afinidade. Eurípedes e Heráclito acham que a amizade é a completude dos indivíduos entre si, ao contrário de