Arist Tles
Filho do médico Nicomâco, Aristóteles nasceu em Estágira, em 384 A.C e morre em 322 A.C aos 62 anos em Calcis.
Em 367 muda-se para Atenas e vira discipulo de Platão.
De 347 a 345 A.C dirige uma escola em Assos, junto com Zenócrates, Erasto e Curisco
De 345 a 344 A.C dirige, com Teofrasto, uma escola em Mitilene, onde conhece e se casa com Pítias.
De 343 a 340 A.C. O Rei Felipe - influenciado por Hérmias, avó da segunda esposa de Aristóteltes - escolhe Aristóteles para ser preceptor (pessoa responsável por manter uma lei ou uma certa tradição, um preceito) de seu filho Alexandre,com apenas 13 anos à época.
Em 335 funda o Liceu em Atenas, financiado pelo então imperador Alexandre, o Grande, dedicado ao estudo das ciências naturais.
Em 332 Morre Alexandre, e Aristóteles sofre com o a reação antimacedônica, se retirando para Calcis onde sua mãe tinha uma casa. Dez anos depois, falece de causas naturais. Aristóteles deixou uma contribuição inegavel para a humanidade em diversos campos, estudando e percorrendo todos os caminhos do saber: da biologia à metafísica, da psicologia à retórica, da lógica à política, da ética à poesia. Mas nos ateremos aqui a alguns que orbitam, em nosso entendimento, o conceito do direito, como evidenciam seus escritos.
Por seu apreço à recionalidade , Aristóteles, no estudo de uma questão, procede por partes:a) começa a definir-lhe o objeto; b)passa a enumerar-lhes as soluções históricas; c)propõe depois as dúvidas; d) indica, em seguida, a própria solução;e) refuta, por último, as sentenças contrárias.
Escritos lógicos: O conjunto foi denominado Órganon. Mais tarde, não por Aristóteles. O nome é justo, pois Aristóteles considerava a lógica instrumento da ciência.
Escritos morais e políticos: Ética a Nicômaco, provavelmente publicada por seu filho Nicômaco; Ética a Eudemo, inacabada; Grande Ética, compêndio das duas precedentes, em especial da segunda; Política, em oito livros, incompleta.
Escritos