Argamassas
__________________________________________
Argamassas
ALUNOS:
JONATHAN GUSTAVO SPOLADOR RUIZ
JOAO VITOR TAKAYOSHI MAEOKA
LUCAS AUGUSTO BASSOS
PROFESSORA DRª: Berenice Martins Toralles Carbonari
Turma 2000 – Engenharia Civil - 3º Ano
Londrina 2013
Argamassas
Argamassa uma mistura de cimento, água e areia. Em alguns casos, outros materiais podem ser empregados, como a cal. Para conhecimento, a NBR 13281 define argamassa como sendo uma mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânico(s) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria (argamassa industrializada). A argamassa, além de ser a base das massas utilizadas na construção civil por se unir definitivamente a tijolos, blocos, pisos, ladrilhos e paredes depois de seca, ela pode ser usada para impermeabilizar superfícies, regularizar paredes, pisos e tetos, assim como dar acabamento às superfícies (liso, áspero, rugoso, etc.). As argamassas são classificadas, segundo a sua finalidade, em: argamassas para assentamento e argamassas para revestimento.
- Argamassas para assentamento: As argamassas para assentamento são usadas para unir blocos ou tijolos das alvenarias. Servem também para a assentamento de azulejos, tacos, ladrilhos e cerâmica.
- Argamassas para revestimento: As argamassas para revestimento são aplicadas em camadas sobre a alvenaria ou estrutura visando, além do efeito estético, proteger a alvenaria e também a estrutura dos agentes agressivos do meio externo e ajudar as vedações quanto a isolamentos termo-acústico.
Segundo a NBR 13281 que normatiza os requisitos que argamassas de revestimento e assentamento devem apresentar, as propriedades mais importantes são a resistência à compressão, capacidade de retenção de água e o teor de ar incorporado. Quando se trata de