ARGAMASSAS
Cal
Cal é um aglomerante simples, resultante da calcinação de rochas calcárias, que se apresentam sob diversas variedades, com características resultantes da natureza da matéria-prima empregada e do processo conduzido.
A calcinação da rocha calcária pura resulta na produção de óxido de cálcio puro, material de grande importância industrial. Nas rochas calcárias naturais, o carbonato de cálcio é frequentemente substituído, em menor ou maior proporção, pelo carbonato de magnésio, que não constitui impureza propriamente dita. A sílica, os óxidos de ferro e de alumínio são as impurezas que acompanham os carbonatos, em maior ou menor grau, na constituição das rochas calcárias
Classificação das argamassas
I) Argamassas para assentamentos de elementos de alvenaria ( tijolos, blocos, pedras ). São subdivididas em argamassas para alvenaria comum e para alvenaria estrutural.
II) Argamassas para revestimentos ( chapisco, emboço, reboco, massa fina, massa grossa, massa úmida, massa pronta, estuque ). São subdivididas em comuns ( as que são proporcionadas em obra ) e especiais ( as adquiridas já dosadas ).
III) Argamassas para assentamento de pisos, azulejos, mármores.
Também são divididas em comuns e especiais.
Trabalhabilidade
A trabalhabilidade de uma argamassas é tão difícil de ser definida quanto medida, pois envolve fatores subjetivos: uma mesma argamassa pode ser mais ou menos trabalhável conforme o pedreiro que vá manuseá-la. De uma maneira geral diz-se que uma argamassa é trabalhável quando ela distribui-se facilmente ao ser assentada, não agarra a ferramenta quando está sendo aplicada, não segrega ao ser transportada, não endurece em contato com superfícies absortivas, permanece plástica por tempo suficiente para que a operação seja completa.
Argamassas só de cimento possuem pouca trabalhabilidade. O acréscimo de água até certo limite melhora esta propriedade, porém piora todas as outras, e deve ser sempre