Argamassa de Grouteamento
Entre todas as soluções alternativas de técnicas convencionais para estruturas de edifícios e construções em geral, podemos citar a alvenaria armada, sendo uma subdivisão do conceito de Alvenaria Estrutural.
É uma técnica bastante difundida a níveis mundiais, onde a estrutura é composta basicamente por paredes, que além da função de fechamento, exercem uma função de suportar esforços solicitantes. São compostas geralmente por elementos estruturais, blocos de concreto vazados e a seguir, após a colocação da armadura necessária estes blocos são preenchidos por uma argamassa conhecida como Grout.
Grout é uma argamassa composta por cimento, areia, quartzo, água e aditivos especiais, que tem como destaque sua elevada resistência mecânica.
Ele se caracteriza por ser auto adensável, permitindo sua aplicação no preenchimento de vazias e juntas de alvenaria estrutural. Outros pontos fortes de sua utilização estão na recuperação de estruturas, na fixação de equipamentos, no reparo de pisos, entre outros.
No mercado, podemos comprá-lo em grandes volumes ou em pequenas embalagens, para adicionar água, misturar e aplicar.
Podem ser “virados na obra”, desde que se tenha o conhecimento e os materiais necessários para este tipo de operação.
Além destas características a argamassa apresenta elevada importância, uma vez que devem suportar os esforços a elas transferidos de forma integrada com o concreto dos blocos, geralmente de idade superior e fabricado em ambiente de usina, ou seja, de controle muito mais eficiente. Estas características, que devem ser adequadamente especificadas pelo projetista da estruturam serão adquiridas pelo desenvolvimento de uma dosagem adequada dos componentes das argamassas.
Não pode deixar passar o fato de que estas argamassas não devem ser confundidas com os grouts comerciais normais, que apresentam características ideais para o enchimento dos blocos vazados, mas que geralmente, por tratar-se