areas de atuação da enfermagem
O curso de Enfermagem desenvolve os conteúdos de forma integrada, considerando três eixos curriculares: promoção da saúde, cuidado holístico e gestão e gerência. O curso possibilita a formação de enfermeiros generalistas, críticos e criativos, competentes tecnicamente e comprometidos politicamente, capazes de desenvolver uma prática assistencial de acordo com as necessidades da população, bem como participar na definição de políticas coerentes com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na integralidade e participação social.
O profissional tem competência para trabalhar na rede de atenção básica, equipes da estratégia saúde da família, hospitais, enfermagem do trabalho, auditoria, home care, entre outros. Na área gerencial, está qualificado para coordenar unidades de serviço de saúde. Como profissional autônomo pode atuar em áreas específicas. Outra possibilidade está relacionada à pesquisa, com a realização de especialização, mestrado e doutorado, e ainda, atuar na docência.
Enfermagem geral
Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.
Enfermagem geriátrica
Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.
Enfermagem médico-cirúrgica
Ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.
Enfermagem obstétrica
Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar.
Enfermagem pediátrica
Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.
Enfermagem psiquiátrica
Ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos.
Enfermagem de resgate
Participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de