Prof.
Instituto Superior de Economia e Gestão
Gestão de Dados e Bases de dados
2013/2014 – 1º Semestre
Data Quality Management
Índice
Índice de Ilustrações
Introdução
Num ambiente organizacional, a qualidade dos dados torna-se um aspecto bastante importante nos pelos benefícios que trás ao negócio, nomeadamente contribui para a eficiência e eficácia do sistema operacional e aumenta a confiança, assim como no processo de tomada de decisão.
As organizações sustentam todas as tomadas de decisão sobre os dados que tem ao seus dispor, a viabilidade e coerência dessas decisões está dependente da qualidade dos dados. Assim é um consenso ao nível literário que a reduzida qualidade dos dados pode resultar em custos avultados para as organizações.
Existem modelos, técnicas e ferramentas no mercado actualmente que permitem às organizações diminuírem o risco de análises sustentadas em dados de qualidade menos reduzida. Obviamente que há que se ter em conta a quantidade e a complexidade dos dados, porque os podem tornar bastante vulneráveis e consequentemente reduzir-lhes a qualidade.
Neste trabalho apresentam-se os conceitos e perspectivas intrínsecas ao processo de dData quality management: os objectivos, as dimensões, os modelos, as técnicas e as ferramentas que podem determinar o sucesso ou não de uma estratégia de Data Quality.
Serão abordadas as várias dimensões comuns da qualidade de dados para explicar a aplicação e utilização de ferramentas na resolução de problemas associados á qualidade de dadosa essa qualidade. Assim como as dimensões do esquema são importantes no desenvolvimento de uma base de dados e na sua utilização.
Por último serão retratados apresentados os tipos de problemas associados à qualidade de dados e categorizados os tipos de ferramentas disponíveis para possíveis aplicações correctivas.
Introdução aos conceitos: Data quality e Data quality management