Areas de atuação da contabilidade
Introdução 3
Controladoria 4
Auditoria Contábil (interna e externa) 5
Perícia Contábil 6
Ciências Atuariais (Objetivos, Objeto de estudo e Para quem presta serviço) 6
O profissional atuário (características e mercado profissional) 7
SUSEP (para que serve e relação com trabalho atuário) 8
Planejamento Tributário 9
Conclusão 10
Referências 11
INTRODUÇÃO
O Contabilista, por sua formação, pode ser designado Contador. É Bacharel em Ciências Contábeis com formação em nível superior e no âmbito de sua profissão pode atuar de diferentes formas, ressaltando-se o código de ética Profissional dos Contabilistas especifica alguns tipos de trabalhos que são privativos dos Contadores, podendo ser apontadas como áreas de atuação dos contabilistas a contabilidade privada ou pública, perícia contábil, auditoria interna ou independente, controladoria e consultoria.
Nessas áreas o Contador pode atuar tanto como empregado quanto como empregador e também como profissional liberal. É de acordo com os conhecimentos e a capacidade que possuem o profissional pode atuar em outras áreas que não são diretamente relacionadas com a contabilidade.
O profissional lida diariamente com um dos bens mais preciosos da economia: a informação, estando esta relacionada com negócios pertencentes a terceiros; esse fato é suficiente para demonstrar diariamente esse Contador coloca à prova seus valores éticos.
Num setor privado por exemplo o contador tem conhecimento de informações que são estratégicas dentro de qualquer empresa. Já no setor público, o contador tem conhecimento abrangente do orçamento do órgão que está vinculado. Enquanto auditor o Contador verifica o trabalho elaborados por profissionais de sua própria classe e sobre as demonstrações contábeis das empresas por ele auditadas, tendo conhecimento completo