Areas da Psic.
Tema 3: Áreas de especialização e intervenção da psicologia
Introdução
A Psicologia é um campo de investigação definido, por vezes, como a ciência da mente, por vezes como a ciência do comportamento. Ocupa-se daquilo que os organismos fazem, como e porque o fazem.
A Psicologia tem por objeto de estudo:
A mente (A Psiqué)
O comportamento
A complexidade do comportamento humano exige as especializações nos vários níveis sem nunca se perder o carácter global do comportamento e dos processos mentais do ser humano.
A Psicologia, para além da área de investigação, tem uma componente de intervenção aplicada.
De entre as várias áreas de intervenção da psicologia, destaca-se: psicologia clínica, a psicologia da educação e a psicologia das organizações.
Apesar de a psicologia integrar diferentes teorias, recorrer a vários métodos e técnicas de investigação, intervir em diferentes áreas, não perde a sua unidade enquanto ciência.
“A Psicologia é uma ciência com um longo passado mas com uma curta história”
As áreas de especialização em psicologia
A psicologia aplicada organiza-se e várias áreas: a psicologia educacional, a psicologia do trabalho e das organizações, a psicologia de orientação vocacional e profissional, a psicologia clinica, a psicologia criminal/forense, psicologia da saúde, a psicologia desportiva, etc.
Psicologia Clínica
Psicologia Clínica é a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspetos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia e intervenção. A psicologia clínica procura atuar ao nível das dificuldades da natureza mental e emocional encarando a pessoa na sua individualidade, porque cada pessoa é única, diferente de todas as outras.
Psicologia da Educação
Psicologia educacional ou psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem das crianças e