Arcadismo 3
A partir dessa valorização da razão e simplicidade, analisamos as ideias expressas pelo eu lírico de cada texto.Tanto no Soneto IV como na canção de Zé Rodrix, trata-se da condição de pastor que tem a natureza como refúgio, ou seja, a procura do refúgio ameno e calmo que se opõem aos corrompidos centros urbanos monárquicos .Analisando profundamente os textos, percebe-se que o eu-lírico expressa sentimentos comuns e universais, adotando pseudônimos do arcadismo, onde quem fala e age é sempre um pastor que apresenta um ideal de vida comum e simples.
Tal ideal,é transmitido pelo eu-lírico na canção, e em seu verso “Onde eu possa compor muitos rocks rurais” transpassa que não está satisfeito com a vida na cidade, tendo, portanto, o desejo de atingir a simplicidade. Quando diz “Eu quero uma esperança de óculos e um filho de cuca legal”, deixa claro o seu desprezo pelo luxo em oposição a Barroco, pois deseja uma esperança em ideais simples e verdadeiros, e um filho os quais os pensamentos não sejam voltados para as idéias supérfluas. Já que, como no trecho “Eu quero uma casa no campo Do tamanho ideal, pau a pique e sapê...e nada mais”, ele almeja uma vida simples e nada mais, se satisfaz com carneiros e cabras pastando solenes em seu jardim.
O soneto é construído a partir de relações de oposição entre as condições da paisagem bucólica e as condições do eu-lírico.
Fica implícito no soneto
Quanto à forma, o soneto IV apresenta um esquema de rimas opostas nos quartetos (ABAB ABAB) e