Aquisição e Processamento de Sinais de Eletroencefalografia para Mapeamento Cerebral Cognitivo em Problemas de Xadrez
Title: here comes the title in english
Autor 1
Endereço
Endereço
Autor1@meu-email
Autor 2
Endereço
Endereço
Autor2@meu-email
Resumo
Aqui aparece o resumo em Português. Este resumo deve ter no máximo 300 palavras e deve ser escrito em itálico, Times 10. Se desejar, use o estilo Abstract do menu estilo. Fique ciente de que este template é normalmente problemático.
Palavras-Chave: O resumo deve ser seguido de no máximo 6 palavras-chaves
Abstract
Here comes the abstract of the paper in English. This abstract must be at most 300 words long and must be written in italics, Times 10. If you want, use Abstract style from the style menu. This is a complicated template, given the problems in editing text in WORD.
Keywords: Abstract must be followed by at most 6 keywords
1 Introdução
Este projeto tem como proposta investigar a organização neural responsável pelo raciocínio envolvido em um teste que determina a proficiência de voluntários no jogo de xadrez através da aplicação de questionário específico. O estudo da organização neural associada à uma tarefa pode ser feito analisando-se seu respectivo Mapa Cerebral Cognitivo [Rocha et al. 2005, 2011, 2014], determinado a partir da aquisição síncrona dos sinais elétricos cerebrais durante a apresentação de uma atividade cognitiva.
Tem sido defendido que diferenças individuais em habilidades cognitivas gerais, como a inteligência, não influenciam a aquisição de um alto desempenho em domínios específicos. No entanto, achados recentes evidenciam a relevância da inteligência global no desempenho especialista em relação ao xadrez (Grabner, 2013). Jogadores de xadrez avançados pontuam mais em testes de inteligência em relação ao grupo controle, como também seu desempenho está correlacionado com seu nível de inteligência. Bilalić, McLeod e Gobet (2007) investigaram a relação entre inteligência, prática e experiência de crianças jogadoras de xadrez, e encontraram que a prática é