Aquela triste e leda madugrada
544 palavras
3 páginas
Referências bibliográficasAutor: José Cardoso Pires
Ano de publicação: 1997
Título da obra: Profundis, Valsa Lenta
Local de edição: Dom Quixote
Elementos para textuais
Capa: A capa do livro tem a imagem de um indivíduo sem cabeça, que tem nas suas mãos uma espécie de caixa com uma caveira desenhada, que pode significar a sua “desmemoria”, ou seja, quando sucedeu o AVC, e o autor ficou sem memória.
Contracapa: A contra capa deste livro é escrita pelo um médico, e amigo de José Cardoso Pires, Prof. João Lobo Antunes.
Informações sobre o autor:
José Cardoso Pires nasceu a 25.Out.1925 em São João do Peso (Vila de Rei), onde viveu até se mudar para Lisboa, ainda criança. Frequentou o Curso de Matemáticas Superiores, mas não chegou a concluí-lo. Foi oficial da Marinha Mercante (por pouco tempo), e realizou esporadicamente trabalhos como jornalista e redactor de publicidade até se dedicar definitivamente à escrita. A sua experiência da vida boémia, da rua e da noite, resultou num conhecimento que transpôs para alguns dos seus livros. A sua obra literária é imensa, tendo sido por vezes adaptada ao cinema e ao teatro. Em 1997 sofreu um acidente vascular cerebral do qual recuperou, escrevendo De Profundis, Valsa Lenta. Morreu a 26.Out.1998, após ter sofrido um novo AVC.
Obra lida:
Tudo começou em Janeiro de 1995, quando sentado a mesa a tomar o pequeno-almoço José Cardoso Pires pergunta a sua mulher, “ Como é que te chamas?”, num silêncio brusco a mulher responde, “ EU? Edite.”, “e tu?”.
Tudo começou assim, o autor perdeu a sua intelectualidade com o mundo e com os outros. O autor no seu livro afirma que um dia estava a barbear-se no espelho como se estivesse ausente, estava frente a frente com ele mesmo no espelho, porém já estava desligado, e foi ai que se transferiu de vez para o Outro.
Vale ressaltar aqui que ele teve o apoio da família e dos amigos, recebeu tratamento especializado. Sua mulher Edite a quem nem lembrava mais o nome, foi sua