AQUECIMENTO GLOBAL
GLOBAL
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.
AQUECIMENTO GLOBAL É o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se autorreforçam em realimentação positiva.
ESTUDOS ?
Dados comprovam que, inegavelmente, o planeta está mais quente, década após década.No entanto, não existem pesquisas definitivas sobre os reais danos no longo prazo estabelecidos pela relação entre aquecimento global e aumento de emissões, que na verdade, podemos interpretar como poluentes lançados deliberadamente no ar. Por outro lado, estudos já relacionam a ocorrência de partículas poluentes no ar, dentre outros problemas, ao desenvolvimento de autismo em crianças, inflamação dos vasos sanguíneos e até a problemas durante a gestação.
ONDE ESTÁ O PROBLEMA E O QUE FAZER
A RESPEITO?
A conscientização e a mudança de atitude são o mais importante quando o assunto é aquecimento global.
Para contribuir com a diminuição de emissão de gases do efeito estufa, em primeiro lugar é preciso saber onde estão esses gases.
PREVISÃO
Uma pesquisa, liderada por Nigel Arnell, diretor Instituto Walker da
Universidade de Reading, demonstra que ao estabelecer políticas que garantam o aumento de temperatura em 2ºC até 2100, os impactos ambientais seriam reduzidos em até 65%. Atualmente, a previsão é que, até o fim do século, o mundo estará 4º C mais quente.
Consequências do aquecimento global - Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas.