Aquecimento Global
Chuva Ácida: típica em áreas de grande concentração industrial e muito poluídas onde as chuvas ou neblina contém uma alta concentração de ácidos (oxido de nitrogênio e o dióxido de enxofre) liberados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis (como carvão mineral). Assim essas chuvas alteram as características do solo e da água, prejudicam as lavouras, as florestas e a vida aquática e danificam prédios e monumentos históricos.
Desertificação: redução da vegetação e da capacidade produtiva do solo, principalmente em regiões áridas, semi-áridas e semi-úmidas, causadas principalmente pela ação humana ou mudanças naturais. No Brasil temos como exemplo o sertão nordestino, o norte do Mato Grosso, o cerrado do Tocantins e os pampas gaúchos.
Desmatamento: redução acentuada da áreas verdes que compõe um região alterando o clima e o ciclo da vida, além de contribuir para o aquecimento global. As principais causas são a exploração de madeira, as queimadas, a expansão da agropecuária, o crescimento das cidades, a construção de barragens, hidrelétrica e a mineração. No Brasil o problema é maior por contermos a maior cobertura florestal remanescente do mundo.
Extinção das Espécies: desaparecimento de várias espécies de seres vivos em um novo período de extinções em massa acelerado pelas ações humanas (desmatamento, queimadas, chuva ácida, poluição de rios e lagoas,