Aquecimento global
A Terra em alerta
Nome: Leilaine nº. 23 Série: 3º C
DATA: 26/06/08
REFLEXÃO: NATUREZA INDOMÁVEL
MEIO AMBIENTE
Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e em diversos locais se fazem alertas a respeito da degradação ambiental, que, a cada dia, contribui para deterioração da terra, e em última instância, de tudo que sobre ela existe.
Temos visto catástrofes assolando o planeta, com terremotos, erupções vulcânicas, furacões e tempestades em uma freqüência assustadora. Países como o Brasil, que se vangloriam da falta desses fenômenos, atualmente, já não podem afirmar que estão imunes a esses eventos naturais.
O principal causador do desequilíbrio existente na natureza, que provoca tantos estragos, é o homem. A ambição e o egoísmo humanos destroem a flora e a fauna, como se eles pouco importassem. A riqueza das nossas matas é ignorada e destruída para produzir outra espécie de riqueza: a do dinheiro. Mas o dinheiro de nada adianta contra a fúria da natureza, pois ela é indomável.
Troca-se árvores por plantações que poderiam existir em áreas já desmatadas, e isso provoca, indubitavelmente, inconstâncias climáticas. O lixo é jogado em qualquer lugar, e ele causa poluição, enchentes, alagamentos e tantos outros problemas, mas, mesmo assim, vemos pessoas não se importando nem um pouco com o destino que dão aos seus “restos”. A água é desperdiçada, como se pouco valor tivesse, mas sem ela, não existe vida.
Enumerar as agressões sofridas pelo meio ambiente levaria horas e, acredito, precisamos com urgência tomar atitudes eficientes para salvar o nosso planeta para não sucumbirmos com a vida na Terra em poucas décadas.
(Maria de Fátima Franco dos Santos é professora de Psicologia Forense da PUC-Campinas, para o jornal Correio Popular de 05 de junho de 2008).
[pic]meio ambiente
As preocupações com o meio ambiente, que praticamente não existiam há 50 anos, fazem hoje parte integrante do