Aquecimento Global
O Aquecimento Global é um fenômeno climático que retrata a elevação da temperatura mundial, ocorrida nos últimos anos. Esta temática tem sido muito debatida, pois há quem diga que isso é natural, visto que o nosso planeta está numa fase de transição, saindo da era glacial para a interglacial, sendo, o aumento da temperatura, consequência desse fenômeno. Porém, a maioria das atribuições para o aquecimento global é referente à ação do homem com o meio ambiente.
Esse processo se dá de forma em que a Terra, após receber radiação emitida pelo Sol, devolve grande parte dela através da radiação de calor. Os poluentes atmosféricos, tais como: dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), óxido nitroso (N2O), retêm uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, aquecendo a superfície da Terra, o que é chamado de efeito estufa.
O Efeito Estufa é bom, estando em uma situação se equilíbrio, onde os gases que o causam, conseguem ser absorvidos por processos naturais, tais como a fotossíntese. Porém, quando há a ação do homem, que emite mais gás carbônico e outros gases tóxicos do que a natureza consegue neutralizar, a temperatura se eleva. Sendo assim, aumento de temperatura média global da atmosfera provoca a dilatação térmica da camada superficial dos oceanos que, associada ao degelo dos glaciares das montanhas, provoca uma lenta subida do nível do mar, podendo causar também, enchentes e secas. Abaixo uma tabela com os gases de efeito estufa e suas principais causas.
Gases com efeito de estufa Principais causas
Dióxido de Carbono (CO2) Combustão de combustíveis fósseis: petróleo, gás natural, carvão, desflorestação
(libertam CO2 quando queimadas ou cortadas).
O CO2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente são enviados cerca de 6 mil milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.
Clorofluorcarbono (CFC) São usados em sprays, motores de aviões, plásticos e solventes utilizados