aquecimento global
Em meios a tempos conturbados onde fenômenos irregulares e atípicos, não podemos ignorar os motivos deves acontecimentos que estão prejudicando o planeta e um dos maiores motivos esta relacionado ao desequilíbrio de emissão dos gases do efeito estufa, conhecido como Aquecimento Global, onde os efeitos são a temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície da terra.
As causas estão relacionadas à vários fatores, entre eles:
- As atividades humanas que promovem o aumento da emissão de gases do efeito estufa, produzido pelo desenvolvimento urbano sem planejamento, que esta ligado às queimadas de florestas e aos desmatamento, reduzindo os agentes reguladores da temperatura.
- Causas naturais que esta relacionada ao aumento da atividade na superfície do Sol, que provoca explosões e alta emissão de raios ultravioletas, além da evaporação e concentração de gases no ar, como o carbono, proveniente da água dos oceanos.
Os cientistas são unânimes em afirmar que com o aquecimento global muitos problemas poderão atingir nosso planeta, como espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta.
A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais e diminuir a quantidade de peixes nos mares.
Pesquisadores afirmam que este aquecimento global esta ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados de queima de combustíveis fosseis. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, oxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão.
Os gases absorvem grande parte da radiação