Aquecimento Global
Santo André, 24 de Maio de 2011
Introdução
Este trabalho irá tratar de um assunto muito discutido nos dias de hoje: O Aquecimento Global.
Ele é motivo de discussões internacionais, nas quais se fazem acordos ecológicos, com o intuito de evitar esse grande malefício, como o Protocolo de Kioto, que também veremos neste trabalho.
Também veremos suas causas e consequências para o Meio Ambiente e o ser humano.
O Aquecimento Global
O Aquecimento Global é o aumento gradativo da temperatura do planeta Terra, causado por:
-Emissão de gases poluentes na Atmosfera, causando o Efeito Estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
-Desmatamento e queimadas de florestas, com isso os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera.
Com isso o planeta sofre diversas consequências, entre elas:
-Derretimento de geleiras, que leva ao aumento do nível de água oceânica, que mais tarde pode levar a imersão de cidades litorâneas.
-Aumento de áreas desérticas, pois com o aumento da temperatura, morrem várias espécies, desestabilizando o ecossistema, junto com as queimadas.
-Aumento de furacões, tufões e ciclones, pois com o aumento da temperatura, a água evapora mais rápido, potencializando e aumentando a chance dessas catástrofes.
-Ondas de calor, que levam temperaturas altas a lugares com clima ameno por natureza, causando até mesmo morte de pessoas.
Como resolver esse problema?
Protocolo de Kioto
Em busca de alternativas para reduzir o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. De acordo com o documento, as nações desenvolvidas prometeram reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012.