Aquecimento Global
Os objetivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos.
Sem o efeito estufa natural, que capta e retém parte do calor do Sol, seres humanos e outras formas de vida não sobreviveriam sem este cobertor atmosférico: a temperatura média do planeta seria de – 18ºC, em vez de 15ºC. Nos últimos anos, a intensificação do efeito estufa devido à atividade humana está provocando aumento de temperatura e muitas outras mudanças associadas ao clima.
A radiação solar atravessa a atmosfera e aquece a superfície da Terra. Parte dessa energia retorna à atmosfera, mas nem toda ela consegue atravessar a camada de gases que envolve o planeta, como se fossem os vidros de uma estufa. Essa camada de gases é responsável pelas mudanças climáticas a que assistimos hoje.
Certos gases de efeito estufa ficam na atmosfera apenas por alguns dias, mas outros permanecem por anos, séculos e até milênios. Os gases de efeito estufa emitidos hoje seguirão provocando mudanças climáticas, em processo que não pode ser revertido de uma hora para a outra.
O aquecimento provoca reações que aceleram o efeito estufa. Com altas temperaturas há mais evaporação e mais vapor de água na atmosfera, que também absorve o calor. Pode ser que a camada de neve diminua, permitindo que mais radiação solar atinja o solo.
Devido ao crescimento econômico a media de 10% ao ano e a grande dependência do carvão como principal fonte de energia a China tornou-se desde 2008 o maior emissor dos gases-estufa, ultrapassando os EUA.
É comum vermos catástrofes