Aqucedo solar
1627 palavras
7 páginas
Doenças de Notificação CompulsóriaFLÚVIA AMORIM ENFERMEIRA- CERTIFICADA EM EPIDEMIOLOGIA PELA JOHNS HOPKINS BLOOMBERG UNIVERSITY AND SCHOOL PUBLIC HEALTH-EUA MESTRE EM EPIDEMIOLOGIA PELA UFG. DIRETORA TÉCNICA DO DISTRITO SANITÁRIO CENTRAL-SMS
Vigilância Epidemiológica
Introdução A identificação de uma grande variação – para mais ou para menos – no número de casos ocorridos de determinada doença, em um curto período de tempo, como no caso de surtos de doenças transmitidas por alimentos, pode ser identificada rapidamente. Quase sempre, as mudanças na incidência das doenças não são suficientemente nítidas para serem percebidas, sem um acompanhamento contínuo de seu comportamento. A vigilância epidemiológica tem a finalidade de conhecer a ocorrência de doenças e outros agravos considerados prioritários, seus fatores de risco e suas tendências, além de planejar, executar e avaliar medidas de prevenção e de controle.
Vigilância Epidemiológica Atribuições das esferas de governo
Esfera Federal-Ministério da Saúde Esfera Estadual
Esfera municipal
Doenças de Notificação Compulsória
Doenças de Notificação Imediata
Fluxo de informações
Unidade de Saúde Distrito Sanitário
Vig. Epi. Municipal
Regional de Saúde
Vig. Epi. Estadual
Ministério da Saúde
OPAS
OMS
DOENÇAS EMERGENTES
◦ doenças emergentes são doenças novas, desconhecidas da população. São causadas por vírus ou bactéria nunca antes descritos ou por mutação de um vírus já existente. Também é possível que sejam causadas por um agente que só atingia animais, e que agora afeta também seres humanos. Dentro desse conceito, a Aids aparece como a mais importante doença emergente. Até o início da década de 80, era completamente desconhecida no mundo.
DOENÇAS REEMERGENTES doença conhecida cuja incidência esteja aumentando em um dado lugar ou entre uma população específica. É preciso levar em consideração fatores específicos de cada doença e o local onde ela aparece.