Após pesagem no dia posterior, conseguimos 2,053 g de ácido salicílico
425 palavras
2 páginas
PRÁTICA 3TÍTULO: Purificação de um composto orgânico sólido.
OBJETIVO: Realizar a recristalização de um composto e determinar o rendimento percentual do processo.
PROCEDIMENTO:
1ª etapa:
- Foram pesadas 2 g de ácido salicílico e logo após, adicionados 80 ml de água e uma pequena quantidade de carvão ativado em um béquer. Depois de feita a mistura, o béquer foi levado ao fogo e aquecido até a ebulição onde todo o ácido se dissolveu e a impureza se aderiu ao carvão.
2ª etapa: Filtração à quente.
- Usando um funil pela metade e um papel de filtro pregueado, o líquido que estava dentro do béquer foi filtrado pouco a pouco não deixando por muito tempo fora do fogo. Tudo o que ficou no fundo do béquer foi retirando com um banho de água quente dentro de uma garrafa térmica.
3ª etapa:
- O que foi filtrado (água e ácido salicílico), contido em um outro béquer, foi levado até uma bacia com gelo onde se passaram 15 minutos até que se cristalizasse boa parte do ácido e se separasse da água. Depois disso, o conteúdo foi filtrado em um filtro normal onde ficou apenas o ácido salicílico no papel de filtro. Um dia depois houve a pesagem do ácido que estava na placa de Petri.
INTRODUÇÃO:
O carvão mineral é uma substância sólida, de cor escura, constituída principalmente de carbono. Junto com o carvão mineral também são encontrados alguns líquidos como águas amoniacais e alcatrão, assim como a presença de gases.
As suas águas amoniacais têm grande importância na produção de adubos químicos, enquanto o alcatrão destina-se à indústria química. Dele são extraídos compostos importantes como o benzeno, o antraceno, o naftaleno, o tolueno, o fenol, etc, dos quais podem ser feitos os solventes, plásticos, corantes, medicamentos, inseticidas, explosivos, essências artificiais de sabor e odor para perfumaria e alimentos.
As reações básicas são:
- Secagem;
- Pirólise;
- Oxidação;
- Redução.
Lembrando por que usar a Placa de Petri...
Ela facilita