Apólogo
A agulha volta para a caixa de costura.
personagem - Protagonistas: Linha , é fininha e bem comprida.
Antagonistas: Agulha; personagens auxiliares ou secundários: Baronesa, costureira, Alfinete, narrador e o Professor de Melancolia.
tempo - Tempo cronológico: se passa em 4 dias e uma noite que é a do baile.
E é marcado por:“(...) Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nesse e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.
Veio a noite do baile, e abaronesa vestiu-se.”
Tempo psicológico: a historia se passa em tempo psicológico, pois no fim da narrativa se revela que o narrador-personagem tinha contado esta história a um “professor de melancolia” . Abaixo o trecho final que marca o tempo psicológico:
“Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
— Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!”
narrativo - Narrador personagem (1ª pessoa)
Narrador observador (3ª pessoa)
espaço - Espaço exterior: a história se passa na casa de uma baronesa, na saleta de costura e também no baile. Abaixo alguns trechos que comprovam o espaço exterior:“Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, (...)” “E era tudo silêncio na saleta de costura (...)” “Veio a noitedo baile, e a baronesa vestiu-se.”
climax - o momento mais importante do conto é quando a linha diz à agulha:
"Ora...Agora , diga-me quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga