Relatorio de quimica
A “dureza da água” é causada pela presença de cátions metálicos que formam sais insolúveis carboxilatos de cadeias alifáticas longas (sabões) ; outros efeitos incluem a formação de crostas em canos e chaleiras quando a água é aquecida. Os principais cátions que contribuem para a dureza da água são o Ca2+ e o Mg2+ . A contribuição para a dureza da água geralmente é subdividida em “temporária” (devido ao Ca2+) ou “permanente” (devido ao Mg2+), e por essa razão costuma ser útil identificar o conteudo iônico de determinada fonte de água. A dureza temporária, por exemplo, pode ser removida por fervura, mas leva a formação de uma crosta de CaCo3 na chaleira. Sais de magnésio, por outro lado (dureza permanente), podem não ser precipitados por fervura. Complexos de cálcio e magnésio também apresentam diferentes estabilidades no que diz respeito ao pH, e isso pode ser explorado na analise volumétrica com acido etilenodiaminotetracetico ( EDTA) para determinar o conteúdo de Ca2+ e o Mg2+ em amostras de água.
Uma titulação para determinar a dureza global fornece o conteúdo total de Ca2+ e o Mg2+ em uma amostra. Em um pH de ~10 (tamponado com amônia/cloreto de amônio), os íons Ca2+ e o Mg2+ formarão complexos fortes de EDTA – ambos com estequiometria 1:1. Com a edição de EDTA, Ca2+ ou Mg2+ somente permanecerão livres em solução se o EDTA for insuficiente para uma complexação completa. De maneira semelhante, os íons somente formarão complexos com um ligante mais fraco que o EDTA quando uma quantidade insuficiente desse for adicionada a solução. Um indicador como o negro de ericromo age como um ligante fraco e sofre mudança de coloração, passando de uma coloração vinho para azul ao perde um íon complexante.
Se um pouco de negro de ericromo for colocado em uma solução aquosa que contem íons Ca2+ e/ou Mg2+, o complexo assumira uma coloração vinho. Na titulação com EDTA, o Ca2+ e o Mg2+ formarão complexos metal-EDTA. Uma vez consumidos todos os íons metálicos