APTS SUAS
CLAUDETE DIAS
RA 8516908262
JOSIANE SOUZA GOMES
RA 8332005481
ROSANE APARECIDA MATOS E SILVA
RA 8980240580
VÂNIA APª. ALCÂNTARA DA SILVA BRAZ
RA 8980240580
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Atividade Prática Supervisionada da disciplina de
Gestão do Sistema Único de Assistência Social referente 5º semestre, do Curso de Serviço Social da Universidade
Anhanguera – Uniderp Centro de Educação à Distancia, tendo como Orientadora Rosana Theodoro.
Campo Grande – MS
2015
1. INTRODUÇÃO
O referente trabalho apresenta as direitos e benefícios da grande trajetória do Assistente Social no âmbito da Politica da Assistência Social (PNAS).
Ressaltando que esses direitos e benefícios foram desenvolvidos para “em parte” garantir a segurança de indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade social e suas dificuldades para concretização da implantação e estruturação no âmbito social.
2. SERVIÇO SOCIAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL:
O surgimento da Serviço Social no Brasil surge com o movimento social que a Igreja Católica desenvolve para converter as pessoas a serem católicas. Então veio o crescimento da classe operaria e necessidade do Estado de controlar esta massa, inicia-se assim a primeira instituição nacional de assistência social (LBA – Legião Brasileira de Assistência), e criou uma inter-relação entre sociedade civil x carentes, ou seja, Estado e classe subalterna.
3. CONSTITUIÇÃO DE 1988:
A Constituição de 1988 realiza um amparo de proteção social no sistema de seguridade social, ou seja, proporciona meios de acesso aos direitos sociais à aqueles que não podem fazê-lo sozinho, cujas atividades eram vistas como “práticas de caridade”, transformando a Assistência Social em um elemento fundamental para a realização de justiça e igualdade.
Os principais artigos que delegam tais pronuncias são:
Art. 203 – A Assistência Social será prestada a quem dela necessita, independentemente da contribuição a seguridade