Aps
A Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que foi criada em 1956, responsável por regular e fiscalizar o uso da energia nuclear no Brasil, além de fazer investimentos em pesquisa e desenvolvimento, buscando um uso cada vez mais amplo e seguro das técnicas do setor. Possui 14 unidades que são distribuídas por nove estados brasileiros e a sede localiza-se no Rio de Janeiro.
O objetivo da CNEN é levar os benefícios da energia nuclear a um número cada vez maior de brasileiros, com segurança na operação dos materiais e equipamentos radioativos. Opera nas áreas de radioproteção, segurança nuclear, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nucleares.
A área de radioproteção e segurança Nuclear busca a segurança dos trabalhadores que lidam com radiações ionizantes, da população em geral e do meio ambiente. Atua no licenciamento de instalações nucleares e radioativas; na fiscalização de atividades relacionadas à extração e à manipulação de matérias-primas e minerais de interesse para a área nuclear; no estabelecimento de normas e regulamentos; na fiscalização das condições de proteção radiológica de trabalhadores nas instalações nucleares e radioativas; no atendimento a solicitações de auxílio, denúncias e emergências envolvendo fontes de radiações ionizantes; no desenvolvimento de estudos e na prestação de serviços em metrologia das radiações ionizantes. O transporte, o tratamento e o armazenamento de rejeitos radioativos são regulamentados por normas técnicas e procedimentos de controle. O controle do material nuclear existente no país é de responsabilidade da CNEN, a fim de garantir seu uso somente para fins pacíficos.
Em Goiás, o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste, é uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear, vinculada à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento – DPD, localizada em uma Unidade de Conservação